Mutirão Social Voluntários do Sertão realiza 19ª edição em 2019 – Os Voluntários realizarão atendimentos médicos, odontológicos e sociais para população de região na Bahia que já foi conhecida como a mais pobre do Brasil
Em 2019, o mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão acontece de 27 de abril a 5 de maio. A cidade que irá sediar o evento neste ano é Poções, na Bahia. No entanto, o mutirão irá beneficiar moradores de pelo menos outras nove cidades da região: Mirante, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Manoel Vitorino, Boa Nova, Planalto, Nova Canaã, Iguaí e Ibicui. Destas cidades menores, três delas já registraram índices alarmantes de população vivendo em situação de miséria – Caetanos, Mirante e Bom Jesus da Serra. O município de Mirante, em 2008, já foi destaque na imprensa por registrar o menor PIB do Brasil.

Em razão da grande estrutura necessária para a realização do evento, todos os pontos de atendimento estarão centralizados em Poções. No entanto, para os demais municípios, que contam ainda com mais pessoas na fila de espera dos serviços de Saúde, serão oferecidos meios de locomoção para levar essas pessoas aos pontos de atendimento.

O presidente da Organização Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira – o Dorinho – explica como será ação de atendimentos para estes municípios. “Já é tradição que os mutirões ofereçam atendimentos para os municípios vizinhos, mas este ano será diferente, pois a cidade de Poções cordialmente aceitou receber nossa estrutura justamente pela impossibilidade de que fôssemos instalados em algum dos municípios menores e que mais precisam da nossa atuação”.

Este ano, mais de 1.300 profissionais se inscreveram para atuar como voluntários na ação. Destes, foram selecionados 350 pessoas, que trabalharão diretamente em suas áreas de formação e atuação de rotina.
“A região de montanhas e caatinga registra índices de famílias vivendo em situação de miséria extrema. E são regiões assim que mais precisam da atuação dos nossos voluntários e parceiros, com toda a estrutura de qualidade em atendimentos, procedimentos e exames”, comenta Marta Meire Pereira, gestora da Organização Voluntários do Sertão.

Dorinho explica que o objetivo do mutirão social é oferecer atendimentos e serviços completamente gratuitos para a população atendida. “Completando 19 anos de história, já conseguimos oferecer atendimentos para as principais vertentes de Saúde. Desde consultas médicas, odontológicas, exames, cirurgias de média e pequena complexidade, entrega de medicamentos, oferecimento de óculos de grau, orientações, enfim. O Voluntários do Sertão oferece tudo isso aliado a muito amor, carinho e respeito à essas pessoas”.

A edição de 2018 do mutirão aconteceu de 28 de abril a 6 de maio, no município de Santaluz, Bahia. Somente nesta edição foram realizados mais de 45 mil atendimentos e procedimentos. O mutirão começou no ano 2000. De lá pra cá, mais de três mil profissionais já fizeram parte da ação. Juntos, conquistaram a marca de mais de 350 mil atendimentos e procedimentos médicos, odontológicos e sociais. A caravana é composta por caminhões, aviões, e vans que cortam o país e realizam uma maratona de atendimentos que duram uma semana e resultam na maior ação de Saúde e Cidadania do interior da Bahia. // Informações enviadas pela assessoria de comunicação do projeto ao Blog Bom Jesus Notícias.