O agricultor familiar Manoel, da comunidade do Segredo, no município de Bom Jesus da Serra, no Território de Identidade Sudoeste Baiano, comemora a plantação do umbu gigante em sua propriedade. Na última sexta-feira (10) a Secretaria Municipal de Agricultura na pessoa do secretário Everaldo Mendonça, Dirceu Felix – Diretor de Agricultura, Carla Isabella – Nutricionista da merenda escolar e Daniel Alves – Coordenador de Comunicação visitou a plantação do Umbu Gigante de seu Manoel, a plantação conta com mais de 300 pés do Umbu com três anos, e ainda cerca 1.500 mudas para enxertia e comercialização.

O Projeto do Umbu Gigante, iniciou no município através da parceria entre Secretaria Municipal de Agricultura, Associações e a UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio do Coordenador Eduardo Luiz de Oliveira Ganem.  A inserção desta cultura no contexto da agricultura familiar, mostrar a grande importância de preservar a árvore símbolo do Nordeste que pode gerar renda para as famílias com um valor nutritivo na alimentação.

Umbu gigante – O umbu gigante é uma variedade de umbu encontrado na natureza, na Caatinga, originada de um cruzamento natural entre plantas. Com peso de 4 a 5 vezes maior que os frutos convencionais de umbu, o umbu gigante apresenta muito potencial para cultivo comercial. Dados da Agência de Informação da Embrapa informam que o extrativismo de umbuzeiro é uma atividade importante na geração de renda de agricultores familiares de vários locais do semiárido brasileiro e um tipo de umbu com a característica do Gigante favorece a implantação de uma fruticultura de sequeiro.

O umbu-gigante pesa em média 140 gramas, enquanto o fruto convencional não costuma passar de 20. Por suas dimensões diferenciadas, que reforçam as expectativas em torno de seu potencial econômico, essa novidade tem recebido atenção especial da Prefeitura de Bom Jesus da Serra, que há cerca de três anos investe na plantação, o projeto conta com o acompanhamento de técnico agrícola disponibilizado pela prefeitura através Secretaria de Agricultura. O principal objetivo é fazer com que o hábito de cultivá-la seja difundido entre os agricultores da região, ainda acostumados aos umbuzeiros convencionais nativos. O Sr. Manoel está com 1.500 (mil e quinhentas) mudas para revenda, os interessados pode entrar em contato pelo telefone do mesmo (77) 988345587 ou entrar em contato com a Secretaria de Agricultura (77) 3461-1012. (Informações: Blog Bom Jesus Destak).