Anuncie aqui!

Horas depois da AL-BA aprovar, Rui sanciona aumento da contribuição previdenciária

Poucas horas depois de a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovar, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), sancionou o projeto de lei que altera as taxas do setor de transporte e também aumenta a contribuição previdenciária do servidor público, de 12% para 14%, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (13). O pacote administrativo proposto por Rui foi votado nesta quarta (12) em uma sessão atípica na Casa. Os servidores estaduais foram proibidos de entrar na AL-BA e os oposicionistas abandonaram o auditório.

Leur Lomanto Jr garante vaga na Câmara dos Deputados após TSE negar recurso de Isaac Carvalho

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o último recurso disponível para validar os votos do ex-prefeito de Juazeiro, norte do estado, Isaac Carvalho (PCdoB) que disputou uma vaga para a Câmara de Deputados com mais de cem mil votos. A decisão do Supremo faz com que Leur Lomanto Júnior (DEM) garanta uma vaga Câmara Federal. O julgamento ocorreu na noite desta quarta-feira, por unanimidade, por 7 votos a 0. De acordo com o advogado Ademir Ismerim, ainda cabe recurso no próprio órgão,  mas a determinação já é suficiente para garantir a cadeira do democrata. Isaac foi condenado pela Justiça em 2015 a um ano, 11 meses e 10 dias de prisão, por cometer irregularidades com recursos públicos. Ao longo do ano de 2010, o gestor utilizou  ilegalmente recursos orçamentários, mediante emissão de decretos de abertura ilícita de créditos adicionais suplementares, com valores acumulados em aproximadamente R$ 112 milhões. Com base na Lei da Ficha Limpa, Isaac não poderia concorrer. Mas decidiu recorrer das decisões.

Mais acidente na BR-116: Homem morre em colisão entre carro e carreta próximo a Manoel Vitorino

O feriadão prolongado da Proclamação da República vai chegando ao fim com ocorrências em estradas do Sudoeste Baiano. Na tarde deste domingo (18) mais um óbito foi registrado na Rodovia Santos Dumont, próximo a Manoel Vitorino, município que fica a 115 quilômetros de Vitória da Conquista. O acidente envolveu um carro de passeio e uma caminhão-tanque.

O condutor do automóvel chegou a receber socorro pela equipe da ViaBahia e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu vindo a óbito no local. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os dois sentidos da BR-116 estão interditados e devem ser liberados até logo mais às 19 horas. O corpo será levado ao Instituto Médico Legal de Jequié após perícia pelo Departamento de Polícia Técnica.

STJ rejeita novo recurso de Isaac Carvalho e Leur mantém vaga na Câmara dos Deputados

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso interposto pelo ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), e manteve sua condenação por desvio de verba na Prefeitura. O despacho foi publicado nesta terça-feira (13). Diante da decisão, por ora, o deputado federal eleito Leur Lomanto Jr (DEM) mantém a cadeira na Câmara dos Deputados. Com a manutenção da condenação por crime contra a Administração Pública, conforme já informado, Carvalho permanece inelegível com base na Lei da Ficha Limpa e, assim, não deve assumir o mandato de deputado federal. Ele foi condenado pela Justiça em 2015 a um ano, 11 meses e 10 dias de prisão, acusado de cometer ilegalidades com recursos públicos.

Isaac obteve 100.549 mil votos na eleição do dia 7 de outubro e pediu na justiça a validação dos votos. A decisão ainda cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral. Nem Isaac e nem Leur foram encontrados pelo BNews para comentar o caso. O presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, afirmou que a agremiação ainda acredita que Isaac obterá vitória na Justiça. “Esperamos que a vontade das urnas sejam respeitadas. Estamos fazendo todo o empenho possível para que ele assuma. São mais de 100.500 votos que devem ser respeitados. Não houve nenhum dolo e nenhum prejuízo ao erário público no processo que foi aberto contra ele”, afirmou ao BNews.

Bahia: Operação policial prende 42 pessoas, apreende 14 armas e drogas; ação visa combater tráfico próximo a escolas

A Operação Anjos da Lei, deflagrada, na terça-feira (13), pelas polícias Civis de todo Brasil, terminou com 42 pessoas presas e mais de 50 quilos de drogas, apreendidos em Salvador e em cidades do interior do estado. Mais de 400 policiais civis foram empregados na ação, que visava combater o tráfico de drogas nas imediações de estabelecimentos de ensino. Das 42 pessoas presas, 16 foram autuadas em flagrante. Quatorze armas de fogo foram apreendidas, sendo três revólveres e dez pistolas, todas de calibre 9mm. Dois quilos de cocaína e mais 51 quilos de maconha, além de porções de crack e balanças de precisão também foram encontradas pelos policiais durante o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão. O delegado-geral Bernardino Brito Filho elogiou a atuação dos policiais civis envolvidos na Operação Anjos da Lei. “O resultado positivo desta ação mostra que a união entre as forças de polícia judiciária de todo país pode, efetivamente, auxiliar no combate à criminalidade”, pontuou.

Bolsonaro faz piada com baianos e Rui Costa fica furioso: “Nos respeite”

Em vídeo gravado dentro de um carro ao lado de familiares, Bolsonaro diz que seria vantajoso comprar carro na Bahia porque já vem com o freio de mão puxado, deixando claro que considera os baianos preguiçosos. O vídeo foi publicado no Facebook do governador, que respondeu: “Respeite os baianos, candidato. Lamentável o comentário do candidato Jair Bolsonaro sobre a Bahia e os baianos. Aqui, com muito raça foi consolidada a independência do Brasil e o povo gritou: ‘Com tiranos não combinam brasileiros corações’.

Nosso estado é pobre mas é de gente trabalhadora no campo e na cidade. Aqui se trabalha muito para sobreviver com dignidade. Baianas e baianos desprezam, candidato, sua fala preconceituosa e estarão sempre a postos para responder a quem quer que seja que tente desrespeitar a Bahia. Nosso Estado é de paz, é criativo, é de todas as crenças e credos. Chega de preconceito, de racismo, de Ódio e Violência. Somos um Povo só: O Povo Brasileiro”, escreveu na rede social.

Decisão do STJ favorável a Isaac não tira vaga de Leur na Câmara, diz advogado

A decisão liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) favorável ao ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB) não tira a vaga de Leur Lomanto Jr. (DEM) na Câmara Federal. Em conversa com o BNews, na tarde desta segunda-feira (22), o advogado eleitoral, Ademir Ismerim explica que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda precisa julgar o deferimento de candidatura do comunista. Na tarde de hoje, o STJ suspendeu uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia que causava sua inelegibilidade. No entanto, outro recurso no TSE está em processo de julgamento e somente este pode garantir a diplomação do ex-prefeito. Até então, a cadeira no Congresso é do demista. Segundo Ismerim, a defesa de Isaac vai juntar a liminar ao recurso que já tramita no TSE. “Após isso, o TSE vai decidir se valida ou não a candidatura dele [Isaac]”.

Continue Lendo

Preso na ditadura, Geraldo Azevedo critica o vice de Bolsonaro: ‘Era um dos torturadores’

Durante sua participação no Festival EcoArte Itaitu, em Jacobina, no último sábado (21), o cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo se manifestou politicamente contra Jair Bolsonaro (PSL) e seu vice, general Hamilton Mourão. “Olha, é uma coisa indignante, cara. Eu fui preso duas vezes na ditadura, fui torturado, você não sabe o que é tortura, não. Esse Mourão era um dos torturadores lá”, declarou o artista.  “Eu fico impressionado do povo brasileiro não prestar atenção nas evoluções humanas. Olha, eu não sei se isso aqui vai entrar em algum choque com a prefeitura, coisa e tal, mas é o meu sentimento de indignação em relação com o que pode acontecer com o Brasil”, acrescentou o músico, ganhando aplausos da plateia. “E essa alegria toda que está tendo aqui vai se perder, vocês estão sabendo disso. O Brasil vai ficar muito ruim se esse cara ganhar”, finalizou Geraldo Azevedo, emendando com a canção “Sétimo Céu”, que tem versos como “Pois quem tem amor/ Pode rir ou chorar”.

Assista o desabafo do artista >>

Eleições 2018: Leur Lomanto Jr pode perder vaga na Câmara

Candidato a deputado federal neste ano, Isaac Carvalho (PCdoB) terá seus mais de 100 mil votos contabilizados após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O relator Joel Ilan Paciornik deferiu o pedido de tutela provisória da candidatura do ex-prefeito de Juazeiro nesta segunda-feira (22) e agora Isaac levará a ação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conseguir assumir em 2019. Caso se eleja, Isaac deixa de fora da Câmara o deputado estadual Leur Lomanto Jr (DEM). Ao Bahia Notícias, o advogado eleitoral Ademir Ismerim explicou que a medida liminar do STJ derruba a inelegibilidade atestada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), mas não torna Isaac automaticamente deputado federal eleito. “Existe a possibilidade do TSE não aceitar a medida liminar e deferir o resultado no dia da eleição. Mas existem motivos para comemorar.

Continue Lendo

Violência na Bahia: Mulher é morta a facadas pelo ex na frente do filho de 11 anos

Uma mulher de 34 anos foi morta a facadas na frente do filho, um garoto de 11 anos, na manhã desta sexta-feira (19), em Juazeiro, Norte Baiano. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima, Quele Sabrina Chaves Santos, foi atacada pelo ex-companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento. O filho dela não teve ferimentos. O suspeito, identificado como Cleiton Adriano Ribeiro dos Santos, de 34 anos, fugiu após o crime, que ocorreu por volta das 9h50, dentro do apartamento da vítima, no Residencial São Francisco. O homem está sendo procurado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado, mas Quele não resistiu aos ferimentos. O corpo da mulher foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Juazeiro. Conforme a polícia, testemunhas contaram que o homem morava em um apartamento vizinho ao da vítima. O suspeito teria alugado o imóvel após a separação e passou a ameaçar ex. O caso está sob investigação do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo a polícia, o filho da vítima já foi ouvido. O menino era fruto de um relacionamento anterior da mulher. // Inforamções do G1 e TV Bahia.

Rui Costa, do PT, é reeleito governador da Bahia

Rui Costa, do PT, foi reeleito em primeiro turno, neste domingo (7), governador do estado da Bahia para os próximos quatro anos. Com 86% das urnas apuradas, por volta das 21h20, o petista tinha 4.370.082 votos, o que correspondia a 75,71% dos votos válidos, contra 21,99% de Zé Ronaldo (DEM), o que correspondia a 1.269.197 votos, ficando em segundo lugar. [Confira no final da matéria a apuração completa no estado] “Quero dedicar essa vitória a Deus, ao povo da Bahia e a minha mãe e a meu pai, onde eles estiverem. Essa Vitória é pra vocês dois, que formaram todos os meus valores para eu chegar aqui. Sei que vocês estão orgulhosos de ver alguém que nasceu na favela chegar até aqui e receber esse carinho da Bahia”, disse o governador logo após chegar para comemoração no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. A reeleição faz com que Costa, eleito pela primeira vez para o governo do estado em 2014, na eleição para a sucessão do também petista Jaques Wagner (que governou também por dois mandatos), permaneça no cargo até 2022. Com isso, o PT se consolida no comando do executivo estadual por 16 anos consecutivos. 

Eleições 2018: Clóvis Ferraz desponta como um dos favoritos a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia

O candidato a deputado estadual Clóvis Ferraz, detentor de quatro mandatos na Assembleia, desponta entre os favoritos a uma das 63 vagas da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Em contato com o Blog Bom Jesus Notícias, um dos coordenadores da campanha disse que a expectativa é a melhor possível para a eleição de Clóvis no próximo domingo (05), segundo Rodolfo, que é filho do candidato, o pai circulou diversos municípios do estado e foi muito bem recebido por onde passou, é o reconhecimento de muito trabalho prestado ao longo de mais de 20 anos de vida pública, destacou. Em Bom Jesus da Serra, Clóvis Ferraz conta com o apoio do prefeito Gazzo e em Mirante é apoiado por Wagner Ramos, que já foi vereador e secretário de saúde da cidade.

Suspeito morre e outras 4 pessoas ficam feridas durante ataque a outro carro-forte na Bahia

Um suspeito morreu e quatro vítimas ficaram feridas durante uma troca de tiros em um ataque a carro-forte, na tarde desta quarta-feira (19), em Salvador. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o caso ocorreu na porta de uma casa lotérica, no bairro de Águas Claras. Conforme a SSP, um grupo de homens armados tentou roubar o dinheiro transportado no veículo, mas foi impedido pelos seguranças, que revidaram a ação. No confronto, um dos suspeitos foi atingido e morreu no local. Os comparsas dele fugiram sem levar dinheiro. As outras pesssoas baleadas durante a ação são dois seguranças do carro-forte e dois clientes da lotérica. Segundo a SSP, os quatro foram socorridos e levados para o Hospital Eládio Lasserre, em Cajazeiras II. Não há detalhes sobre o estado de saúde das vítimas e nem sobre a identidade delas. O caso está sob investigação do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Ainda não há informações sobre a identidade dos suspeitos.

Polícia recupera R$ 177 mil roubados de carro-forte e apreende cerca de meia tonelada de maconha

Uma megaoperação recuperou, na tarde desta quarta-feira (19), R$ 177 mil roubados de um carro-forte, na cidade de Boa Nova e apreendeu mais de meia tonelada de maconha. Equipes das polícias Militar e Civil chegaram à quadrilha, no município de Livramento de Nossa Senhora. Um criminoso foi preso e outro morreu em confronto. As diligências em busca da quadrilha foram iniciadas após o assalto, ocorrido, na última segunda-feira (17), em Boa Nova. Os criminosos acabaram localizados em uma casa e, no momento da abordagem, houve confronto. 

Um criminoso morreu em confronto e outro terminou preso. Ambos ainda estão sem identificação. Outros integrantes do bando conseguiram escapar e estão sendo procurados. Com o grupo foram recuperados R$ 177 mil, 600 kg de maconha, explosivos, munições de fuzil, uma pistola, e um carro modelo Hylux. Participaram da megaoperação efetivos das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Sudoeste, Chapada, Litoral Norte e Central, além do Grupamento Aéreo (Graer), do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), das Rondas Especiais (Rondesp) Sudoeste e da 46 CIPM (Livramento de Nossa Senhora).

Bahia: Estado deve implantar novas placas de veículos nas próximas semanas

Nova placa promete ser anti-clonagem, tecnológica e colorida; Rio já usa, e nove estados adotarão em breve.Ela é cheia de modernidades, promete muito mais segurança e chama atenção. Mas a “placa Mercosul” ainda carrega velhos processos, curiosamente.Mais nove estados vão aderir em breve, nas próximas semanas, à “placa Mercosul”. Segundo o Denatran, Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe e Rondônia estão “com processos avançados para implantação das novas placas”.

Leia a matéria completa >>

Pesquisa Ibope: Bolsonaro lidera com 28%; Haddad sobe 11 pontos em 7 dias e tem 19%

Com 28% das intenções de voto, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) manteve a liderança na pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (18), que mostra Fernando Haddad (PT) isolado em segundo lugar com 19% — ele cresceu 11 pontos percentuais em uma semana. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa Ibope de terça-feira passada (11), Bolsonaro tinha 26%, enquanto Haddad estava com 8%. Com a ascensão, o petista deixou a situação de empate técnico que tinha com Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) para ficar isolado no posto.

Leia a reportagem completa do UOL >>

Pesquisa Ibope: Rui Costa lidera corrida ao governo do estado com 60% contra 7% de Zé Ronaldo

O governador e candidato à reeleição pelo PT, Rui Costa, lidera a corrida pelo governo do estado com 60% das intenções de voto, conforme pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (18). Caso o levantamento se confirme nas urnas, ele venceria o pleito ainda no primeiro turno. O segundo colocado no levantamento é o candidato do DEM, Zé Ronaldo, com 7%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O Ibope entrevistou 1.008 pessoas entre os dias 15 e 17 de setembro e protocolou o levantamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o registro 01723/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o registro 03445/2018. Em comparação com a primeira pesquisa para o governo da Bahia divulgada pelo Ibope, Rui Costa cresceu 10% e foi o único candidato que apresentou variação acima da margem de erro. Já Zé Ronaldo caiu 1% em relação à pesquisa feita entre os dias 19 e 21 de agosto.

Continue Lendo

Abílio Santana: Pastor que pregou em Bom Jesus da Serra em 2017 sofre grave acidente de carro

Na tarde deste sábado (15), o pastor Abílio Santana sofreu um grave acidente de carro. O pneu do veículo que estourou enquanto ele cumpria agenda de campanha na cidade de Casa Nova, na Bahia. O religioso foi levado para um hospital em Juazeiro. Em 2017, Abílio esteve em Bom Jesus da Serra, ocasião em que fez pregação no ‘Dia Municipal dos Evangélicos” conforme o BOM JESUS NOTÍCIAS registrou a foto abaixo.

De acordo com sua assessoria, o “pastor Abílio Santana encontra-se internado, mas apesar da gravidade do acidente segue, graças a Deus, sem risco de vida. Precisou levar alguns pontos, mas seu quadro é estável, e ele está consciente. Continuem em oração meus irmãos”. Por meio de suas redes sociais, o filho do pastor, Misael Santana, disse que ninguém irá calar sua voz. “Não está em mim bater em retirada. Essa é a frase do nosso Leão da Bahia. Ninguém vai calar a sua voz, meu líder. Brasília te espera”, escreveu. Abílio Santana é candidato a deputado federal nestas eleições.

Eleições 2018: Clóvis Ferraz mantém o ritmo de campanha em Vitória da Conquista e Sudoeste Baiano

De volta ao Sudoeste Baiano, o ex-deputado e candidato à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia pelo Partido Social Democrático, Clóvis Ferraz Meira, conversou com o BLOG DO ANDERSON sobre as suas ações nestas Eleições 2018. De acordo com Clóvis Ferraz, tanto em Vitória da Conquista como em mais de cinquenta municípios tem confirmado importantes apoios. “A gente sempre fez campanha aqui na região, fui deputado quatro mandatos, continuo aí pleiteando, candidato mais uma vez com apoio de Vitória da Conquista e da região porque tenho muitos serviços prestados, não só em Vitória da Conquista, mas em toda a região”, afirmou Clóvis na manhã desta segunda-feira (10) destacando inúmeras propostas, entre elas para o fomento hídrico e de rodovias.

Continue Lendo

Patrícia Abreu foi demitida da Record Bahia após revelar desejo de voltar para TV Bahia, diz site

Na última semana, a jornalista Patrícia Abreu foi pega de surpresa ao ser demitida da TV Itapoan após apenas 13 meses na afiliada (veja aqui). Segundo o site Notícias da TV, o motivo teria sido um comentário da comunicadora em que revelou vontade de voltar a trabalhar na TV Bahia.  Recentemente, ela publicou uma foto no Instagram em que comemorava os 40 anos do esportivo global e disse “sentir saudades” do programa. Nos comentários da publicação, um fã a abordou dizendo que lhe “preferia no Globo Esporte”. Ela respondeu afirmando ter contrato com a Record, mas que “tudo pode acontecer”.