Anuncie aqui!

Mirante: Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia visita a barragem do Cipó

A Bahia tem atualmente 10 barragens com risco de rompimento e 45 no Brasil com algum nível de alerta. Essas informações estão presentes no relatório da Agência Nacional das Águas (ANA). O presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual José de Arimateia, esteve nesta segunda-feira (dia 20), no município de Mirante, acompanhado do Vice Prefeito Moises Seles e o Secretario de Infraestrutura Wanderly Meira, o engenheiro Clodoaldo Miranda, e Vereadores do município, com o objetivo de visitar a barragem do Cipó classificado como uma das que apresenta risco de rompimento iminente.

A ação também contou com a presença do deputado estadual, Marquinho Viana, membro do Colegiado. Segundo informações do engenheiro agrônomo e assessor técnico da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da ALBA, Eduardo Macário, não foi constatado risco grave de rompimento na Barragem de Cipó, em Mirante. “Embora exista uma fissura no vertedor, o talude do barramento está intacto. As erosões registradas no relatório da ANA são superficiais”, assegurou.

A barragem de Cipó tem uma capacidade de 450 mil metros cúbicos. Ela tem a finalidade de suprir de maneira especial, a demanda de abastecimento de água para os habitantes da localidade. Depois de muitas reuniões com os órgãos responsáveis e cobrança feita pela administração, já encontra em fase de licitação pela CERB, o projeto de desassoreamento e manutenção dos taludes e limpeza da barragem do cipó. Obra estimada em R$ 350.000,00.

Mirante: Prefeito Lucio Meira se reúne com o secretário de educação do estado e busca melhorias para a educação do município

Ontem (segunda-feira, 20), o prefeito Lucio Meira, esteve na capital do estado, onde se reuniu com o secretário estadual de educação Jerônimo Rodrigues. Na ocasião foram discutidos vários temas no tocante à melhoria na educação do município.

“Hoje juntamente com o diretor do CELEM nosso amigo Mizael, fizemos uma reunião muito importante na secretaria de educação do estado, nosso amigo e secretário Jerônimo, junto com nosso deputado Zé Raimundo alinhamos muitos assuntos, cursos profissionalizantes, este são do EMITEC para o Areião, dentre outra cursos de curto período, melhoramentos da infraestrutura do colégio estadual, já levando o tão sonhado bebedouro para ser instalado e dar qualidade de vida aos alunos, grande conquista que há muito tempo nosso diretor esperava, dentre vários assunto, dia 27 uma visita dos técnicos da educação do estado em Mirante, Deus no comando.” Escreveu Lucio em seu facebook.

Mirante: Secretaria Municipal de Assistência Social realiza reunião com famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz

Na terça-feira, 07/05, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do programa Criança Feliz promoveu uma reunião com a participação das famílias assistidas, na sede do CRAS. A Supervisora do Programa, Sidinei, fez a abertura da reunião, dando boas vindas às famílias e autoridades presentes, além de apresentar as ações desenvolvidas e informações relacionadas ao programa.. Na oportunidade, a Coordenadora do CRAS, Etelvina fizeram uso da palavra, e esclareceram não só dúvidas do programa, mas também de outras ações desenvolvidas pelo CRAS. Estamos fortalecendo as ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias, dentre outros”, afirma a Secretaria de Assistência Social Maricelia Meira.

O encontro foi enriquecido, por uma palestra ministrada pela Psicóloga do CRAS Estela Mares , abordando a temática “Fortalecimentos de Vínculos Familiares”. Na oportunidade, foi feita a entrega de brindes em comemoração ao dia das mães das crianças e em comemoração da Páscoa atendidas pelo programa. Ao término, foi servido um lanche às crianças e mães que estavam presentes nesta reunião.

Em Mirante, o Programa foi instituído mediante Termo de Aceite ainda no ano de 2017, cuja pactuação previa o acompanhamento de 100 famílias nos territórios com índice de maior vulnerabilidade e recebe total apoio da Prefeitura Municipal ,no qual reforça e promove as diretrizes sociais já realizadas pelo prefeito Lucio Meira .

Mirante: Prefeito Lucio Meira vai à Seagri em busca de apoio para a ‘II Feira de Agricultura’

Nesta segunda-feira (22), o prefeito Lucio Meira esteve na capital baiana onde esteve na sede da Segri (Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura). O prefeito estava acompanhado do deputado estadual José Raimundo, o ver. Zé Roberto, o secretário de Agricultura, Alisson Lima, e Pedro Cunha, Chefe de Gabinete. Na pauta, várias reivindicações, entre elas o apoio para II Feira da Agricultura, cessão de mudas, equipamentos agrícolas com implementos, entre outras.

Cidades da região têm água contaminada por agrotóxicos; Bom Jesus da Serra fica fora da lista

Testes realizados pelas empresas de abastecimento de municípios brasileiros mostram que quatro cidades da Bahia consomem um perigoso coquetel com 27 agrotóxicos encontrados na água utilizada pela população. Mucugê, na Chapada Diamantina, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Itapetinga, Centro Sul, e São Félix do Coribe, no Oeste, estão no topo de uma lista de 271 municípios baianos (veja lista no final da matéria) em que se encontrou pelo menos um agrotóxico na água que abastece as torneiras das cidades. Obtidos em uma investigação conjunta pela ONG Repórter Brasil, da Agência Pública e da organização suíça Public Eye, os dados dizem respeito ao período entre 2014 e 2017. As informações são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério da Saúde. O estudo detectou em 1.396 municípios no país todos os 27 pesticidas. Na região, cidades como Boa Nova, Caetanos, Mirante e Poções fazem parte da lista. Bom Jesus da Serra fica de fora.

Veja a lista das cidades da Bahia que estão com a água contaminada, segundo o estudo:
ABARE
AGUA FRIA
AIQUARA
ALCOBACA…

Continue Lendo

Prefeitura de Mirante realiza a 5ª Conferência Municipal da Saúde; confira o resumo

A Prefeitura Municipal de Mirante, através da Secretaria Municipal de Saúde, e conselho de saúde, realizou Ontem, dia 16.04.2019 a 5ª Conferência Municipal de Saúde, tendo como tema “Democracia e Saúde, a mesma foi subdividida em três eixos. No eixo 1 obteve o tema: Saúde como Direito; no eixo 2: Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e eixo 3: Financiamento do Sistema único de Saúde. A solenidade iniciou às 9h, no auditório da Câmara Municipal de Mirante, com o hino nacional, formação da mesa de abertura e a leitura do regimento da Conferência que foi elaborado e aprovado pelos conselheiros. A conferência reuniu autoridades, profissionais, representantes dos Conselhos Locais de Saúde e usuários, obtendo cerca de 140 pessoas que compareceram a abertura oficial do encontro.

O mesmo contou com a presença do prefeito Lucio Meira, do vice Moises Seles, do secretário de Saúde, Leandro Gonçalves, da Coordenadora da Atenção Básica Katia Meira, o Palestrante Murilo Porto, e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vilquenia Porto, além de Profissionais da área da saúde de Mirante, representantes de vários segmentos da sociedade civil e demais pessoas da comunidade. Na abertura, a Representante e Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vilquenia Porto, ressaltou a importância do momento. “Essa é uma oportunidade para discutirmos as políticas públicas que desejamos implantar em nosso município, pois a conferência é um momento para controverter e avaliar o Sistema Único de Saúde e a participação popular nesse momento é de suma importância para conseguimos, levar as propostas para a etapa federal e nacional”, disse.

O Secretário Municipal de Saúde, Leandro Gonçalves, agradeceu o apoio de da ex-secretária Betânia Gomes, e destacou a participação das pessoas. “A conferência é um momento de reflexão sobre a saúde em nosso país. Eu quero agradecer por esse momento que é importantíssimo para nosso município, porque é aqui que podemos discutir onde estão nossos problemas; vamos elaborar propostas juntos; para que possamos dar aos munícipes a saúde que eles merecem”, afirmou o secretário. Já o prefeito listou os principais avanços da saúde durante sua gestão, a exemplo da reforma dos postos de saúde e inauguração de PSF do Campo da Volta, também falou da importância no investimento da saúde municipal. “Estamos aqui em prol de uma saúde melhor.

Continue Lendo

Mirante: Inscrições para eleição do Conselho Tutelar estarão abertas a partir do dia 23 de abril

Maiores informações na Sede da Prefeitura Municipal de Mirante-BA

‘I Campeonato de Futsal Masculino e Feminino em Mirante’ foi sucesso total; confira as fotos

Na noite do último Sábado, dia 13 de Abril, foi realizada a grande final do Primeiro Campeonato de Futsal Masculino e Feminino em Mirante. O evento é uma realização da Prefeitura junto à Coordenadoria de Esportes e Secretaria de Educação, nesse dia um grande público se fez presente no ginásio de esportes Israel Meira, para prestigiar e torcer pelas suas equipes preferidas, em uma disputada competição, que desta forma foi decidida as equipes campeãs do campeonato. A Prefeitura distribuiu medalhas, troféus e prêmios em dinheiro aos finalistas.

Confira as classificações: Times Masculinos: 1º Lugar – Supermercado Santa Edwirgens  2º Lugar – Ajax Futsal  – 3º Lugar – Supermercado Santo Antônio – 4º Lugar – Tatuense / Times Femininos: 1º Lugar – Mirante Futsal Feminino – 2º Lugar – Real Bela vista dos Patos – 3º Lugar – União São João – 4º Lugar – Realeza Futsal.

Nesse contexto, o diretor de Esportes Juliar Costa ressaltou a importância de eventos como esse para o município, agradeceu ao público presente, as equipes participantes e todo o apoio que recebeu da Prefeitura. Nesse viés, o prefeito Lúcio Meira agradeceu a todos os envolvidos no evento, enfatizou seu comprometimento em apoiar o Esporte municipal e lembrou do investimento de quase R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) de Recursos Próprios do município para a reforma do ginásio de esportes, agora apto para a realização de campeonatos de futsal e outras práticas desportivas.

Além disso, o Ginásio recebeu o nome do saudoso Israel Meira, conhecido de todos por ‘Zai’ Um grande incentivador do esporte no município. Para a alegria e animação de todos, se apresentaram a Banda Reféns da Paixão, Mário Lúcio do Forro e Neguinho Batista fechando a noite com chave de Ouro.

Confira as fotos:

Mirante: Grande Final do Campeonato de Futsal Masculino e Feminino acontece neste sábado (13)

A grande final do ‘I Campeonato Municipal de Futsal Masculino e Feminino’ de Mirante acontece neste sábado (13) – O primeiro jogo terá início a partir das 17 horas – E logo após o último jogo, shows com Mário Lúcio, Reféns da Paixão e Neguinho Batista – Confira detalhes no cartaz acima – Realização: Prefeitura Municipal de Mirante.

Mirante: Em Salvador, prefeito Lucio Meira visita várias secretarias do estado em busca de investimentos para o município

Nesta semana o prefeito de Mirante Lucio Meira, esteve na capital baiana em busca de investimentos para o município, acompanhado de integrantes de sua administração, o gestor visitou várias secretaria do estado. “Graças a Deus em casa, uma viagem muito produtiva, em busca de melhorias de vida para nosso povo, em companhia dos secretários Agricultura, Kelisson Lima e o Chefe de Gabinete, Pedro Cunha, além do vereador Zé Roberto, e o Presidente da Associação dos Produtores de Maracujá, Adriano Pires. Com o apoio do Deputado Estadual Zé Raimundo, visitamos várias secretarias em busca de apoio para a agricultura familiar de nosso município…

…no INEMA buscamos a legalização do uso da água para irrigação, na CERB a perfuração e instalação de poços artesiano, também estivemos na SUAF em busca de parceria na criação de uma COOPERATIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR, na SEAGRE solicitamos apoio para a realização da feira da agricultura familiar e entrega da emenda do trator do deputado Waldenor, e para finalizar, na CAR – entregamos a documentação para construção de novas barragens em nosso município e um trator para assentamento Califórnia, emenda de Dep. Waldenor, apoio aos produtores de maracujá de nosso município”, escreveu o prefeito Lucio Meira, através de uma postagem em seu facebook.

Prefeitura de Mirante divulga edital de Processo Seletivo com dezenas de vagas em diversas áreas

Na última sexta-feira (29) a Prefeitura Municipal de Mirante em seu diário oficial tornou público o Edital normativo para realização do Processo Seletivo Simplificado por tempo determinado, com duração de até 02 anos, para atender necessidades temporárias de excepcional interesse público, com base no presente Edital. O Processo Seletivo oferece ao todo 73 vagas na área da Saúde, Infraestrutura e Educação, divididas nas seguintes funções: Técnico em Enfermagem,Motorista,Professor Educador Físico, Assistente Social, Pedreiro, Ajudante de Pedreiro, Pintor, Porteiro, Auxiliar de Serviços Gerais e Professor Nível I.Os salários variam entre R$ 998,00 e R$ 2.000,00. As inscrições e entrevistas acontece no próximo dia (05/04/2019) no horário das 08h00min as 12h00min, e das 14h00min as 16h00min, nas dependências da Prefeitura Municipal de Mirante,localizada na Avenida Manoel Messias de Lima n°49.

Mirante: Prefeitura Municipal realiza reunião setorial do Plano Mun. de Saneamento Básico na Melancieira

Mirante – Na tarde desta segunda-feira (18), aconteceu no Povoado da Melancieira, a primeira reunião setorial do Plano Municipal de Saneamento Básico. O ato foi ministrado pelo Engenheira Carolina (IFBA)e e a Técnica Social, Ediney, juntamente com os membros dos comitês: Wanderly Meira, Clodoaldo Miranda, Kênia Porto, Isach Junior, Kátia Meira e moradores da região. Ainda esta semana, acontece outras três reuniões em Areião, Espírito Santo e na sede do município. O Plano Municipal de Saneamento Básico está sendo elaborado pelo município em parceria com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA e do IFBA.

O objetivo das reuniões é apresentar para a população o prognóstico e fazer o planejamento do Plano Municipal de Saneamento Básico para os próximos 20 anos; agendar novos projetos e ações; e elaborar o cronograma físico e financeiro para a implantação do mesmo. O PMSB conta com um conjunto de medidas a serem tomadas para garantir o abastecimento de água, coleta, transporte e tratamento de esgoto, manejo de águas pluviais e de resíduos sólidos os quais são essenciais para prevenir doenças e promover a saúde pública e ambiental.

Mais fotos:

03, 04 e 05 de Março: Fest Sol promete animar o Carnaval em Areião, Mirante – Bahia

Na região, um dos destinos mais procurados neste carnaval é o Rio de Contas, em Areião, distrito de Mirante – Bahia. Nos dias 03, 04 e 05 de março a distrito promete receber muita gente que vai ao local para tomar banho de rio e curtir o Fest Sol, que contará com animação de paredões de som.

Mirante: Prefeito Lucio Meira inicia o encascalhamento da estrada de Areião

Máquinas e caminhões da Prefeitura Municipal de Mirante estão trabalhando sem parar no encascalhamento da principal estrada da zona rural do município, trata-se do trecho que liga a sede do município ao distrito de Areião, que corresponde a cerca 40 km de extensão.

Na manhã desta sexta-feira (15), o prefeito de Mirante, Lucio Meira ofereceu um café da manhã aos trabalhadores e agradeceu ao apoio do prefeito de Bom Jesus da Serra, Gazzo, que participa do mutirão.

Mais fotos:

Serralheria Mendonça – atendendo em Poções e Região – confira os últimos serviços entregues

Informativo Publicitário

Está precisando de Serviços de Serralheria?? Entre em contato com a Serralheria Mendonça, que atende a cidade de Poções e Região. Portas, Portões, Janelas, Grades e Solda em Geral são apenas alguns dos diversos serviços oferecidos pela S. M.

Localização – Bairro: Indaiá – Poções – Bahia – Contatos: (77) 98856-6042 / (77) 99155-6294.

Confira abaixo alguns dos últimos trabalhos realizados pela Serralheria Mendonça, que sempre preza pela qualidade do serviço, ótimo preço e rapidez na entrega:

Prefeito Gazzo visita as obras finais da Policlínica Regional, em Conquista

Nesta quinta-feira (31), prefeitos das cidades do sudoeste que fazem parte do Consórcio de Saúde do Governo do Estado, visitaram as obras da Policlínica Regional, que está localizada próximo ao HGVC (Hospital Geral de Vit. da Conquista) e irá atender pacientes várias cidades da reigão, entre elas Bom Jesus da Serra e Mirante. O prefeito Gazzo (Bom Jesus) e Lucio Meira (Mirante), também visitaram a policlínica que está em e fase de conclusão. Idealizada pelo Governo do Estado da Bahia, a Policlínica conta com investimentos da ordem de R$ 24 milhões. e é fruto de uma parceria dos municípios do sudoeste e governo do estado Vários exames de alta complexidade serão realizados no local, tais como tomografia, endoscopia, colonoscopia, ressonância magnética. Cada município irá receber um ônibus com ar-condicionado para transportar os pacientes. A previsão de inauguração é para o mês de abril. O prefeito Gazzo será o vice-presidente da Políclinica.

Mirante: Prefeitura Municipal realizará o ‘I Campeonato de Futsal Feminino e Masculino’

Em 22 de fevereiro de 2019, terá início o “I Campeonato de Futsal Feminino e Masculino” em Mirante – Bahia. A competição contará com a participação de 20 equipes, e será realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Esportes, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Câmara de Vereadores. Outros detalhes sobre o campeonato ainda serão divulgados.

Mirante: Jornada Pedagógica 2019 acontece no próximo dia 05 de fevereiro

BATV destaca os problemas estruturais da Barragem do Cipó, em Mirante; assista a reportagem

A edição do BATV desta terça-feira (29) exibiu uma reportagem que destacou as 10 barragens com problemas estruturais na Bahia, entre elas a Barragem do Cipó, que abastece a cidade de Mirante, localizada á 4o km de Bom Jesus da Serra. Os principais problemas são fissuras, infiltrações e erosões.

Mirante: Moradores de região rural comemoram a chegada da “tão sonhada” energia elétrica

Na manhã desta terça-feira (29), o secretário de Infraestrutura de Mirante, Wanderly Meira (foto abaixo) comemorou junto aos moradores da região da Serrinha, o início da obra de Eletrificação Rural para a comunidade e que vai beneficiar 15 famílias. Após diversas audiências na secretaria de Infraestrutura do Estado, bem como na superintendência de energia e comunicação, o prefeito Lucio Meira, acompanhado dos deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira, vem solicitando a ligação de energia elétrica para diversas localidades do município.

“Graças a nossa insistência junto ao governo do estado, esse sonho se tornou possível e os moradores terão sua realidade modificada, ficamos muito felizes de ver as famílias usufruir do seu direito, estamos aqui para cumprir as demandas que sempre foi um sonho não só dos moradores, mais também de nossa gestão, que com muita seriedade vem melhorando a qualidade de vida da nossa população”, disse o prefeito Lucio Meira.